Seguidores

sábado, 9 de julho de 2005

Jornal

Alunos participantes

Apresentação:

O projeto Jornal, na escola Jorge Raposo permite ao aluno ter noções básicas das técnicas redacionais como por exemplo: produção, montagem e edição de textos informativos e educativos que irão proporcionar ao aluno conhecimento e fazer uma reflexão maior sobre os temas abordados por este meio de comunicação.

Público:

Alunos da @gcom

Duração:

Tempo indeterminado

Justificativa:

O projeto Jornal tem o objetivo de produzir, editorar e apresentar a produção jornalística dos alunos. É um meio que possibilita aos estudantes desenvolver as habilidades comunicacionais e textuais. Logo o jornal pode ser um facilitador para o ensino aprendizagem da disciplina redação e serve como informativo.


Objetivo Geral: Informar a comunidade escolar nos mais diversos assuntos que podem servir de reforço para a construção de pessoas críticas e comprometidas
com a difusão da informação.


Objetivos específicos:

- Produzir matérias jornalísticas e informativas
- Trazer Informações do que está acontecendo dentro e fora da escola
- Usar o jornal como meio de interação entre os alunos e o ambiente escolar
- Apresentar o jornal para comunidade escolar




Recursos utilizados:

Um computador, uma câmera digital de fotografia e um painel com vidro e iluminação.



Metodologia:

Para a realização deste projeto será feita:

1ª etapa: levantamento de dados

- Realização de uma enquete na escola;
- Pesquisa on line: para coletar informações quanto a utilização do jornal em escolas.
- Elaboração das colunas que irão conter o informativo

2ª etapa: Projeto em desenvolvimento

- Oficina de produção de jornal sinalizando os profissionais envolvidos nesse setor;
- Reunião para fazer a divisão de funções dentro da redação jornal;
- Reunião de Pauta;
- Oficina de fotografia



3ª etapa: Projeto em ação

- Implantação do projeto na escola;
- Exposição do processo de desenvolvimento do projeto;
- Publicar os resultados do projeto no blog da escola:
- Criação e apresentação do jornal no pátio da escola em formato de painel
- Apresentação do jornal on line no blog da escola

Um comentário:

Consultora em Educação disse...

A sustentabilidade humana
Ivone Boechat
O homem busca, em desespero, mas antes tarde do que nunca, a preservação do que sobrou neste Planeta. Não é impossível, até porque atitudes simples têm o poder de mudar o rumo de coisas importantes. Mas eis o impasse: por que não se começa a educar para o equilíbrio da ecologia humana? Quanto custa o esforço por um abraço, um sorriso, pela manifestação de afeto, pela demonstração do perdão?
A Escola gasta quase todo o tempo destinado a ela resolvendo equações de primeiro e segundo graus e a criança vive refém de deveres de casa. Professores desesperados ensinam anos e anos a encontrar o valor de X e o jovem sai, na maioria das vezes, sem encontrar o valor dele mesmo. Dirão muitos que a concorrência exige tudo isso na preparação para a corrida desenfreada ao mercado de trabalho: passar nos concursos, nos vestibulares e arranjar emprego, porque geralmente só passa quem sabe mais equação e rebincoca da parafuseta.
A educação tem os recursos pedagógicos para orientar a humanidade, ajudando a transformar conceitos. É possível mudar comportamentos. Quem falhou? Ao invés de ensinar só teorias, conteúdos, doutrinas, por que não se ensinam valores? Fé, amor, paz, união, misericórdia, fraternidade, solidariedade, preservação? Ensinar ao homem a ser bom é também um grande desafio à educação. Todas as guerras do Planeta têm origem nas doutrinas.
Quando o homem reflorestar as ideias, podar os galhos secos da ira, regar suas raízes no manancial da fé, vai colher os frutos de um mundo oxigenado de amor. O homem equilibrado vai equilibrar o Planeta!

(extraído do meu livro Educação-a força mágica)