Seguidores

terça-feira, 14 de abril de 2009











No dia 13/04/09 a escola Jorge Lopes Raposo inaugurou seu laboratório de informática, na ocasião contamos com a ilustre presença do Profº Luis Cavalcante, nossa diretora Fátima,nossa vice-diretora Raimunda,nossos professores e alunos.





O laboratório de Informática será coordenado pelas professoras Rose lenne, Helioneth e Rosana,que irão desenvolver o projeto @g.com

1 O que é uma Agência de Comunicação dentro da Escola?
É um setor que irá desenvolver atividades interdisciplinares e planejamento de eventos que venham proporcionar a comunidade uma organização frente a assuntos de interesse comum.

2 Objetivo Geral
Criar uma equipe que desenvolva dentro da escola, atividades de uma agência de comunicação, que planeje e execute projetos educativos e sócios – culturais em nossa comunidade escolar.

3 Objetivos específico
3.1 Desenvolver atividades sociais que leve a nossa comunidade escolar a uma reflexão, diante dos problemas sociais encontrados em nossos alunos, cujo reflexo negativo é notório em nossa escola e influencia diretamente no rendimento escolar.
3.2 Socializar as atividades desenvolvidas pelas disciplinas em sala de aula.
3.3 Produzir atividades artísticas e culturais desenvolvidas principalmente por alunos com necessidades especiais, promovendo a inclusão de habilidades e talentos destas pessoas no convívio social de nossa comunidade escolar.
3.4 Utilizar os meios de comunicação social como jornal, televisão e rádio, como recurso didático, desenvolvendo o raciocínio crítico do aluno e suas habilidades comunicacionais.

4 Metodologia
4.1 Selecionar os alunos para compor a agência de comunicação (@g.com).
4.2 As aulas serão durante toda a primeira parte do desenvolvimento do projeto, que tem a duração de seis meses.
4.3 Capacitação de alunos selecionados para compor a AG.COM, nas atividades que a agência se dispõe a realizar, (ações disposta no item etapas de desenvolvimento do projeto).
4.4 A AG.COM realizará pesquisa de opinião entre a comunidade escolar, através de questionários, visando determinar assuntos de interesse geral da comunidade escolar.
4.5 A AG.COM organizará conforme as necessidades da escola como um todo e das disciplinas em particular: palestras, debates, mesas redondas, oficinas e outros, que possam servir de incentivo, e soluções para as problemáticas detectadas nas pesquisas, e servir de embasamentos prático para os conteúdos desenvolvidos em sala de aula.



















A SI (Sala de Informática) da Escola Jorge Lopes Raposo por ser seu espaço físico reduzido,irá funcionar em caráter provisório até a construção da Escola, o laboratório funcionará da seguinte forma:


1 Projeto @g.com para alunos classificados
Cursos de:
BotoSeteLinux
Internet
Redação publicitária
Fotografia Digital
Criação e produção de Eventos Culturais
Captação de Recursos para eventos culturais
Produção de oficinas artesanais, culturais, pedagógicas e informativas
Cobertura de Atividades Pedagógicas e Culturais


2 Curso de BotoSeteLinux para professores e funcionários (data a definir)
Professores e funcionários poderão se inscrever para participar do curso básico do sistema BotoSeteLinux coordenado pelo NTE BELÉM e ministrado pelas coordenadoras da SI. Data e horários do curso serão divulgados pela @g.com

3 Inclusão digital para alunos
Dentro do processo de arquivo digital serão selecionados alunos que não possuem nenhum conhecimento de informática para que esses alunos tenham inclusão digital.

4 Atendimento ao aluno para pesquisa na internet
Sempre que o professor solicitar uma pesquisa aos seus alunos, este deve dirigir-se a sala de informática e preencher a ficha de pesquisa, disponibilizando com antecedência os assuntos e temas a serem pesquisados, bem como as turmas que irão fazer essa atividade. Os alunos terão acesso às pesquisas em horários contrários ao seu horário de aula, desde que a coordenação da sala esteja ciente da pesquisa a ser realizada.

5 Recursos Digitais
O professor deverá solicitar a coordenação da SI o uso de equipamentos como: Televisão e Vídeo, maquina fotográfica, microsister, retroprojetor e datashow.
Pois esses recursos estarão a disposição dos docentes através da SI bem como a manutenção e cuidados também serão da SI.

2 comentários:

Sou assim.... disse...

Parabéns para todas nós!!!!!

Mayra disse...

Sou vice-representante de turma e vou fazer o máximo para que tudo dê certo,e se nós tivermos colaboração de todos, e acredito que vamos ter claro que teremos essa campanha com sucesso.