Seguidores

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Curso de Elaboração de Projetos

O Núcleo de Tecnologia Educacional de Belém – NTE Prof. Washington L. Barbosa Lopes abre inscrições para o Curso “Elaboração de projetos” mediados pelas tecnologias.
O curso iniciará na próxima sexta-feira (06/11/2009) e teremos 30 vagas, com aulas às sextas-feiras, das 8 às 12 horas, com carga-horária total de 40 horas, a professora formadora Maria do Carmo Acácio será a ministrante.
O curso é semipresencial e utilizará o Ambiente Virtual de Aprendizagem e-proinfo. O público-alvo deste curso são os professores lotados nas salas de informática educativa das escolas da rede estadual.
Cada professor lotado em sala de informática e que se inscrever no curso de elaboração de projetos terá direito a levar outro professor da escola, assim, este professor convidado será o parceiro em potencial para desenvolver um “Projeto de Integração entre Tecnologias e Currículo” na escola. São 30 vagas e a meta é inserir 15 escolas nesta primeira turma.
As inscrições devem ser feitas no próprio NTE e será respeitado o limite das vagas ofertadas.

Sobre o curso:

O curso visa promover uma renovação do fazer pedagógico no “chão” de nossas escolas. O foco principal dessa formação é propiciar a integração efetiva entre as tecnologias e os conteúdos curriculares por meio da pedagogia de projetos. Dentro dessa perspectiva, os conteúdos do curso estão estruturados em três grandes eixos conceituais: Projeto, Currículo e Tecnologias. As atividades teóricas e práticas ocorrerão em encontros presenciais e em atividades à distância. No final do curso, cada cursista deve ter elaborado e aplicado um projeto na escola em que atua. A socialização desses projetos é outro ponto forte do curso, pois corresponde à divulgação do projeto com a possibilidade de reelaboração e de replicação das experiências bem sucedidas.
O curso “Elaboração de projetos” necessita da parte do cursista conhecimentos do uso pedagógico das TIC (conteúdos abordados nos cursos de 40 e 100 horas já ofertados por nosso NTE).
O curso está inserido no contexto das políticas públicas de formação de professores desenvolvidas pelo Governo Federal, por meio do MEC/SEED/Proinfo Integrado e do governo do Pará, através da SEDUC/CTAE/Coordenação Estadual do Proinfo.

Texto: Rosistela Oliveira, Maria do Carmo e Marcelo Carvalho


Fonte: NTE

Nenhum comentário: