Seguidores

segunda-feira, 15 de março de 2010

Seduc intensifica campanha contra a gripe A

Intensificar as medidas de prevenção contra a gripe A (H1N1) e evitar a incidência de novos casos em Belém são os objetivos da campanha organizada pela Gerência de Assistência ao Servidor (GAS), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que começou a ser intensificada na sede e nas unidades ligadas à instituição. 

Nesta quarta, 11, no auditório da Seduc, o agente de saúde, Pedro Torres, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) orientou os servidores da Seduc quanto ao contágio e as formas de prevenção dessa doença respiratória, que muitas vezes é confundida com doenças como dengue, hepatite e leptospirose, por apresentar sintomas semelhantes.

Ele alerta que ao sentir sintomas como febre acima de 38 graus, tosse,  dores de cabeça e muscular, dificuldade para respirar, o atendimento médico deve ser procurado de imediato, uma vez que a doença tem grande possibilidade de levar a óbito, sobretudo, em casos de baixa imunidade à doenças infecto-contagiosas.

Este mês o Ministério da Saúde anunciou os grupos prioritários que deverão ser submetidos a vacinação. Inicialmente os que serão imunizados contra a Influenza A são os profissionais e trabalhadores da Saúde e profissionais envolvidos na prevenção à pandemia, pela alta probabilidade decontágio.

Gestantes, doentes crônicos, crianças com idade entre seis meses e 2 anos, população na faixa etária de 20 a 39 anos e pessoas com mais de 60 anos devem procurar os postos de vacinação, portando documento de identidade. “Esses grupos tem prioridade porque foram os que apresentaram maior incidência de óbitos. No entanto, não deve haver pânico. Todos deverão ser vacinados”.

Para quem ainda não recebeu a dose da vacina, o melhor a fazer é a prevenção: evitar lugares com aglomeração, proteger o nariz com lenço ao tossir ou espirrar e em seguida lavar as mãos; cuidar da alimentação para aumentar a imunidade e usar máscaras, se apresentar os sintomas de gripe.

Veja abaixo o cronograma de vacinação para os grupos prioritários:
Grupos Prioritários
Data da vacinação
Trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia
08/03 a 19/03
Indígenas

Gestantes  
(mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha)
22/03 a 02/04
 
Doentes crônicos – (Idosos com doenças crônicas serão vacinados em data diferente, durante a campanha anual de vacinação contra a gripe sazonal.)
22/03 a 02/04
Crianças de seis meses a menores de dois anos
 
22/03 a 02/04
População de 20 a 29 anos
05/04 a 23/04
CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO DO IDOSO  
Pessoas com mais de 60 anos vacinam contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a gripe pandêmica.
24/04 a 07/05
População de 30 a 39 anos
10/05 a 21/05

Serviço: Para mais informações procurar a Coordenação de Vigilância à Saúde da Sespa pelos telefones (91)4006-4309/4310/4311

Fonte: seduc

Nenhum comentário: